sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Chocolate na Páscoa


A Páscoa é a época em que as delícias invadem as prateleiras dos supermercados e da nossa casa. O chocolate torna-se desejado e apreciado por muitas pessoas, porém a dúvida em degustar a iguaria calórica persegue: será que eu não vou comprometer a minha boa forma?

Uma barra de chocolate possui, aproximadamente, 10 mg de cafeína que ajuda a elevar o estado de euforia, agitação e raciocínio. Além disso, seus componentes possuem efeitos sobre a serotonina e a dopamina cerebrais, substâncias responsáveis na regulação do humor e nos comportamentos compulsivos, ajudando a tratar casos de depressão, tensão-pré-menstrual (TPM) e ansiedade.A nutricionista Roseli defende que a delícia de Páscoa pode ajudar na saúde, quando consumido com moderação. "O chocolate vira uma ameaça à saúde quando consumido com exagero. A guloseima é, sem dúvida, um dos alimentos que mais engordam. Rico em calorias, o chocolate contém alto teor de carboidratos refinados (principalmente sacarose), gorduras (35% monoinsaturada, 60% saturada e 5 % poliinsaturadas) e uma pequena porção de proteínas. Portanto, tudo vai depender da quantidade consumida, do tipo de chocolate e do horário que foi ingerido".



Coma devagar e com calma, isto fará com que a digestão seja mais lenta, e você ficará satisfeito com menos quantidade.· Não pule refeições para comer o chocolate, faça suas refeições normalmente. Dicas para o consumo dos ovos de Páscoa:Já existe no mercado ovos de Páscoa especiais como os diet/light, sem lactose, sem glúten, de soja. São opções para as pessoas que necessitam seguir dietas especiais como: intolerantes ou alérgicos ao leite e derivados, celíacos e diabéticos. Contudo, é bom lembrar que estes chocolates devem ser utilizados com orientação, pois, no caso do chocolate diet a quantidade de gordura presente é, geralmente, maior, não sendo indicado para indivíduos com colesterol alto ou sobrepeso.· Observe as informações nutricionais das embalagens dos chocolates antes de comprá-los. Veja a quantidade de calorias que eles possuem e principalmente a de gordura.Quando for consumir, experimente um pedacinho e divida com seus familiares e amigos, assim, o chocolate acaba logo ou coma um pedacinho e guarde o restante em um recipiente, de mais difícil acesso, de forma que você possa ir consumindo aos poucos, ao longo de toda a semana, sem exceder a quantidade. Em relação à Colomba Pascal, pode ser consumida uma fatia fina, de manhã, no lugar do pão ou torrada. O chocolate meio amargo ou amargo são os mais saudáveis, eles possuem alta concentração de cacau (acima de 70%). O cacau possui flavonóides, epicatequinas e ácido galático que tem ação antioxidante e ajuda manter o coração e as células saudáveis. A regra é quanto mais escuro o chocolate, mais flavonóides ele tem, portanto mais saudável. A recomendação de consumo é de em média uma barra de chocolate de 30 gramas (160 calorias) por dia, porém isso não é uma regra e depende das condições nutricionais individuais. Evite os chocolates brancos, pois são feitos de manteiga de cacau, não possuem os flavonóides e possuem mais gordura. Evite também os trufados, com mousse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes irão aumentar o teor de gorduras e calorias. O chocolate deve ser consumido de forma adequada, pode ser indicado também antes da pratica de atividade física, pois fornece energia. Pode ser consumido 1 hora antes com dosagem controlada e escolhendo o tipo de chocolate menos calórico e mais saudável. Caso você não consiga seguir todas as recomendações, reinicie o mais rápido possível uma alimentação equilibrada e intensifique a prática de exercícios físicos para diminuir as gorduras armazenadas pelos exageros cometidos na Páscoa.

Créditos:Nutricionista Roseli Rossi

Crescimento Espantoso do EAD

Educação a Distância Cresce 571% Entre Cursos Superiores

A oferta de cursos superiores de EAD (Educação a Distância) cresceu 571% entre 2003 e 2006 -- o número passou de 52 para 349. A participação destes alunos no universo dos estudantes passou a ser de 4,4% em 2006, sendo que, um ano antes, essa participação representava 2,6%.Estes são os resultados do Censo da Educação Superior de 2006, divulgados nesta quarta-feira (19) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Participaram da pesquisa 2.270 instituições -- 248 públicas e 2.022 privadas.As demais modalidades de cursos também tiveram aumento, menor nas graduações (8,3% em número de cursos e 5% em número de matrículas). Os tecnológicos tiveram aumento de 34,3% nas matrículas.Os dados demonstram também um crescimento geral no número de alunos matriculados em cursos de educação superior: de 4,99 milhões para 5,31 milhões, incluindo cursos presenciais, a distância, seqüenciais e tecnológicos.Outra novidade foi a evolução, em 2006, da taxa de escolarização líquida - corresponde ao número de alunos matriculados em cursos de educação superior sem distorção de idade. Ou seja, jovens de 18 a 24 anos que estão na faculdade. Em 2005, o número de jovens em instituições de ensino superior correspondia a 10,9% do total de jovens brasileiros; em 2006, a 12,1%. "Ainda é pouco, mas há duas décadas esse percentual estava praticamente estagnado", destacou o diretor de estatísticas e avaliação da educação superior do Inep, Dilvo Ristoff. "Conseguimos iniciar uma mudança".A região Sudeste ainda tem o maior número de instituições de ensino superior, com 48,1% do total, mas essa representação vem diminuindo a cada ano com o crescimento em outras regiões. O Nordeste, por exemplo, tinha 388 instituições em 2005. Em 2006, já eram 412.FinalidadeO Censo atualiza anualmente as informações da educação superior sobre número de instituições, cursos, matrículas, vagas, inscritos, ingressos, concluintes, docentes e pessoal técnico administrativo. A finalidade do Censo, segundo o Inep, é fazer uma radiografia da educação superior. As instituições respondem ao questionário por meio da Internet e, com base nesse conjunto de dados, a pesquisa oferece aos gestores de políticas educacionais uma visão das tendências do nível de ensino.Ao longo de 2007 foram recolhidas informações sobre cursos e instituições de educação superior tendo como data base o dia 30 de outubro de 2006. São computadas as matrículas efetuadas até o dia 30 de junho do mesmo ano.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2007/12/19/ult105u6101.jhtm

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A Lição da Borboleta

A Lição da Borboleta
Certo dia
Apareceu uma pequena abertura no casulo.
Um homem obervava durante horas e horas
Como a borboleta tentava espremer o corpo pela pequena fenda.

Certo momento,
Parecia que a borboleta não consegui avançar mais longe,
Além do ponto onde tinha chegado.

O homem resolveu ajudar a borboleta:
Pegou uma tesoura e abriu o casulo.
A borboleta saiu agora com maior facilidade.
Mas tinha um corpo inchado e rígido,
Era raquítica, e com asas encolhidas e secas.

O homem continuou observando,
E esperava que as asas desabrochariam a qualquer momento,
Cresceriam e ficariam fortes,
De tal forma que suportariam o peso do corpo.

Nada aconteceu.
Ao contrário,
A borboleta vivia sua vida rastejando
Sem condições de movimentar-se bem com suas asas ressecadas.
Ela nunca conseguia voar.

O homem era repleto de carinho e boas intenções,
Mas não entendeu que a pequena fenda no casulo
e a luta para a borboleta sair do casulo,
era o caminho natural
para espremer o líquido do corpo para as asas,
a ponto destas estarem prontas para voar
No momento de deixar o casulo.

Às vezes, nós precisamos das lutas e obstáculos.
Se nós vivêssemos sem dificuldades,
Ficaríamos aleijados,
Não ficaríamos tão fortes como deveríamos ser.

Nunca saberíamos VOAR.

Esse texto é a nossa bússola para 2008. Deixe seu comentário, opine, interprete.

Vamos iniciar um novo período juntos.

Aí turma,

Neste novo período 2008.1 o Centro Associado Ressurreição, em parceria com a EADCON,

disponibiliza um novo espaço para discussões, troca de idéias, enfim, muita participação e

colaboração entre membros de nossa comunidade acadêmica.

Vamos participar e deixar nossos recados!